Estacio
QUEIROZ
MEDI
Moveletro
AABB

Nível do rio Salgado sobe e a Cachoeira de Missão Velha começa a transbordar

Neste ano é a primeira vez que o cartão postal da cidade forma a tão esperada queda d

Por Redaçâo em 17/02/2021 às 20:38:20
Legenda: Chuvas no Cariri trazem de volta a queda d´água da cachoeira de Missão Velha Foto: Jaider Santos

Legenda: Chuvas no Cariri trazem de volta a queda d´água da cachoeira de Missão Velha Foto: Jaider Santos

As duas mais recentes chuvas, acima de 100mm, que banharam municípios do Cariri cearense, provocaram a cheia da Cachoeira de Missão Velha, um dos pontos turísticos da região. Na manhã desta terça-feira (16), o nível da água aumentou, atraindo moradores e visitantes de cidades próximas.

Na madrugada de domingo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de 109mm e na manhã desta terça-feira (16), foram mais 112mm.

O comerciário Marcos Sampaio comemora a fartura de águ na cachoeira "Agente não se cansa de ver a cada ano o espetáculo da queda d"água, se renovando", disse.

Curso da água

A cachoeira de Missão Velha recebe diretamente as águas que caem no próprio município e em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Nestas duas últimas cidades foram registradas precipitações desde o domingo(14) acima de 70mm, que modificaram a paisagem da região, prevalecendo agora o verde.

A confluência das águas que formam o rio Salgado compõe três quedas d"água de aproximadamente 12 metros de altura. O recurso hídrico contribui, após desaguar no rio Jaguaribe, no município de Icó, com o aporte do açude Castanhão, o maior do Ceará, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e as Bacias Hidrográficas do Médio e Baixo Jaguaribe.

Atualmente, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Castanhão acumula apenas 10,2% de sua cota máxima. A sub-bacia do rio Salgado é o principal afluente da margem direita do rio Jaguaribe e compreende 24 municípios das regiões do Cariri e Centro-Sul. "Mais de 60% da água acumulada no Castanhão é oriunda da bacia do Salgado", observou o geólogo Yarley Brito.

A cachoeira de Missão Velha é um dos nove geossítios que compõem o Geopark Araripe. Além da bela paisagem, apresenta aspectos geológicos interessantes, como a sua rocha sedimentar de arenito da formação Cariri, com aproximadamente 420 milhões de anos. A estrutura também preserva icnofósseis, que são vestígios da atividade vital de antigos organismos - invertebrados aquáticos.

Alagametos

Além do espetáculo de beleza natural da queda da água na Cachoeira de Missão Velha, a chuva provocou pontos de alamento em ruas da cidade e no cruzamento da CE-292, que foi duplicada recentemente, entre Barbalha e Missão Velha, pelo governo do Estado. "O problema já ocorreu em chuvas passadas porque falta um melhor serviço de drenagem, escoamento da água", observou o radialista Jaider Santos.

A duplicação da rodovia CE-292 desafogou o trânsito entre as duas cidades, mas onde há um contorno para o acesso ao centro urbano de Missão Velha, a água da chuva encontra aterro e há dificuldade de escoamento, acumulando sobre o asfalto, exigindo atenção e cuidado dos condutores de veículos.

Os moradores solicitam a construção de obras de drenagem de águas pluviais. "Se continuar assim, o asfalto vai se estragar muito rápido", disse Jaider Santos.

Fonte: Diário do Nordeste

Comunicar erro
Auto Escola
Candido Torres

Comentários

Mexido Restaurante